quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MARI3: cara ou barata?



Sabe comparar as empresas pra saber se estão caras ou baratas? Ótimo. Vamos juntos.


VPA = Valor patrimonial da ação, ou seja, o patrimonio líquido da empresa dividido pelo número de ações que ela tem.

Preço/ VPA = Cotação da empresa dividido pelo VPA. Nos diz, de forma simples, quantas vezes estamos pagando pelo patrimonio da empresa.No caso da MARISA ON, estamos pagando 2 vezes e meia. Ela está, nesse aspecto, mais barata que a ação da RENNER, pela qual pagamos 4,6 vezes o seu patrimônio.

Apenas como ilustração, já que são de setores totalmente distintos, observe a relação Preço/ VPA de INDUSVAL. Paga-se menos pela ação que seu patrimônio (apenas 70% do patrimônio da empresa).Observe ainda a PETR4 e VALE5. A relação está abaixo de 2.

Lembrando que BENJAMIN GRAHAM, espécie de gurú de Warren Buffet, gostava de comprar ações cuja relação Preço/ VPA não superasse 1,5.LPA = Lucro por ação no período considerado, no nosso caso, o 1º semestre de 2009.P/L = Cotação da ação sobre o lucro. Nossa tabela não está anualizada. Nos diz quantos períodos (anos, semestres etc) o lucro da ação precisa para atingir a cotação. No caso da MARI3, seriam necessários 48 semestres (24 anos). Melhor que a LREN3 por exemplo, que precisa de 62 semestres (31 anos) para o lucro pagar o investimento na ação.

BENJAMIN GRAHAM gostava de comprar ações cujo preço atual não superasse 15 vezes os lucro médio anual.Atenção para o pulo do gato: se por acaso o P/VPA for maior que 1,5 o P/L anual deverá, segundo GRAHAM, ser menor que 15, de modo que de maneira geral o produto do Preço/VPA pelo P/L não seja superior a 22,5.

No nosso caso, que estamos trabalhando com dados semestrais, o P/L deveria ser no máximo 30 e o produto citado inferior a 45.

Portanto, embora cara para os padrões de GRAHAM, MARI3 está mais barata que a LREN3. No entanto, em outros setores da economia, há empresas mais baratas segundo esses critérios.

Vide IDVL4 (muito barato) e as próprias Blue Chips VALE e PETR, por exemplo.

Nenhum comentário: