quinta-feira, 11 de junho de 2009

AULAS NO BLOG DOS AMIGOS DO RAY Começa dia 15/06

Pessoal O FABIO se colocou a disposição em nos ensinar novamente no chat do Ray.. Ficou marcado para essa Segunda Feira dia 15/06 as 21 horas...

Curso de matemática finnaceira com foco em mercado e excel. Primeira parte Regime de capitalização simles e composto.(essencial) Segunda parte Construçào de uma planilha de opções para analisarmos taxas , diferenciais e travas. Creio que em quatro aulas é possível acabar o curso.Deixo claro que explicarei toda a parte de contas , mas a planilha será construída durante o curso ( todos juntos ) , ninguém terá planilha só para plotar números e desconhecer da onde veio a taxas , diferenciais , etc.
Desde já , abraço a todos ,
Fabio Tagliavini Neto.



quarta-feira, 10 de junho de 2009

FFTL4


FFTL4, papel vai dando um setup de compra muito interessante. Após uma severa correção, ativo vai fazendo um belo candle de fundo acima da MM200 e de uma linha inferior de um canal de alta além, de romper uma bem inclinada LTB no gráfico diário. O volume é monstruoso e confirma a tese altista. O estope é muito próximo da cotação atual, quase de graça, em 14.51, e possui targets em 17.40 e mais acima em 18.44. Estocástico totalmente sobrevendido, perfeito para um repique, cruzando na compra e inflexando na alta, o mesmo vale para o IFR. No intraday, papel agulhado na compra em todos os períodos, 15/30/60/90, faltando apenas tendência.

meugraficoamigo.blogspot.com

terça-feira, 9 de junho de 2009

Escolas Econômicas

Existe uma salada de idéias e conceitos errados sobre a economia entre o público leigo (como eu), pois sendo explicada apenas pelos que tem o poder e o microfone, parece ser um único corpo do conhecimento humano, quando na verdade, são várias correntes de pensamento, muito contraditórias na hora de entender e explicar o funcionamento dos mercados.

Depois de ler alguns livros, passei a entender um pouquinho melhor as diferentes correntes de pensamento, a tentar identificar as opiniões dos diferentes economistas e a enquadrar as medidas adotadas pelos governos.

As correntes que consegui identificar são basicamente o liberalismo, o socialismo, o keynesianismo, a escola austríaca, o monetarismo e o neo-liberalismo, em ordem cronológica. Os liberais clássicos (Adam Smith e Ricardo) aplicando a lógica nas suas observações sobre a economia, e sendo rigorosos na política monetária (aderindo ao padrão ouro), destacaram a eficiência dos agentes econômicos independentes (o livre mercado) e as interferências ineficientes do estado, quase sempre com fins improdutivos e motivos particulares. Segundo essa visão, a riqueza é criada com fins egoístas (o bem estar pessoal), utilizando os recursos existentes, a terra, e a capacidade produtiva da divisão do trabalho. A busca do bem estar pessoal promove a riqueza geral. Adverte sobre as tentações permanentes dos governos e dos grupos próximos ao governo de gastar demais, e de manipular a moeda como mecanismo de financiamento desses gastos, além das regulamentações, subsídios, políticas tributárias discricionais, etc., e destaca o papel do livre mercado, através das recompensas (lucros) e castigos (prejuízos), como o melhor mecanismo para as pessoas se entenderem.

A escola austríaca se apóia nesses conceitos, acrescentado um marco científico (modelos matemáticos) para entender o funcionamento de oferta e demanda, e dos ciclos de produção.

Pessoalmente, acho que é esse o marco teórico que mais claramente explica os motivos dessa crise: a manipulação monetária descontrolada, após o fim do padrão ouro, em benefício do próprio governo e de grupos privados (basicamente, o sistema financeiro). A saída seria o restabelecimento de um padrão moeda-mercadoria, em detrimento da moeda fiduciária, o processo de falências, destruindo dívidas, e a adoção de políticas fiscais razoáveis e lógicas: gastar menos do que se ganha para pagar dívidas. Obviamente, essa é a solução menos cogitada de todas. O fim da máquina de imprimir dinheiro, além de obrigar aos governos, corporações e pessoas físicas a viver com os recursos existentes, significaria inicialmente a bancarrota de milhes de milionários e bilionários mundo afora, e a transferência dos meios de produção dessas mãos (via leilões) para novos empreendedores. Acredito que isso rapidamente permitiria as sociedades florescerem, e equilibraria a renda entre a população. É o fim dos privilégios.

TEXTO COMPLETO Aqui: Luz das Velas


Digite seu resumo aqui Digite o resto do post aqui

domingo, 7 de junho de 2009

Vale a pena ver novamente.

Dia 17/05/09 postei uma operação nesse blog com o título:
"Operação taxa com PetrF30." Procure no mês de maio/09.

17/05/09 foi um domingo e indiquei a operação pra segunda feira, logo seria perfeitamente possível realizar a operação caso o investidor tivesse interesse.

A operação tinha grande probabilidade de ser vencedora, assim sendo daria para o investidor uma taxa de 4% por apenas 28 dias corridos que corresponde a 65% ao ano.
Lembrando que 4% ao mês é aproximadamente 6 meses da remuneração da poupança.

Quando vocês contratam uma asset para cuidar de suas aplicações, muitas vezes no Longo Prazo essa asset oferece uma boa remuneração para sua carteira, fazendo operações desse tipo.

Só que ninguém assiste por aí a divulgação de operações desse tipo com tamanha remuneração e risco controlado, por isso acredito que vale a pena amigos investidores olharem novamente a operação e aprenderem montá-la.

Boa sorte a todos.
Fontes.