quinta-feira, 10 de setembro de 2009

BRKM5 - pivot de alta

BRKM5, rompeu máxima do ano na cotação máxima do dia com volume acima da média e abre caminho para buscar no curto prazo as resistências em 11.59 e 12.05, e no médio prazo os 14.13. Bandas de bollinger são abertas para cima, viés de alta, conta com candle acima de todas as médias móveis de curto e longo prazo (21,200,400), IFR e EL em elevação, com espaço para mais altas, agulhada DIDI index na compra com tendência no ADX (39). 9.74 é o estope da operação. http://i28.tinypic.com/2yuhjs8.png

meugraficoamigo.blogspot.com

Long X Short 10/09/2009

Operação de Long X Short para Acompanhar CMIG4 X CESP6




Valor CMIG4 27,70
Valor CESP6 22,42
Valor do Spread 5,28

Data do Inicio da Operação 10/09/2009

O Oliveira e Maria estava comentando essa operação, vamos acompanhar

segue comentario dele
Operacao com objetivo no retorno a media movel, e como temos o desvio padrao dessa operacao em 0,07, entao seria teoricamente uma operacao com objetivo de 7% de retorno, sendo desmontado quando houver o retorno a media movel.

Spread nesse caso , tem que aumentar desses 5,28 para termos lucro, ou seja, cmig subir e cesp cair ou ficar estavel.

OLIVEIRA

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MARI3: cara ou barata?



Sabe comparar as empresas pra saber se estão caras ou baratas? Ótimo. Vamos juntos.


VPA = Valor patrimonial da ação, ou seja, o patrimonio líquido da empresa dividido pelo número de ações que ela tem.

Preço/ VPA = Cotação da empresa dividido pelo VPA. Nos diz, de forma simples, quantas vezes estamos pagando pelo patrimonio da empresa.No caso da MARISA ON, estamos pagando 2 vezes e meia. Ela está, nesse aspecto, mais barata que a ação da RENNER, pela qual pagamos 4,6 vezes o seu patrimônio.

Apenas como ilustração, já que são de setores totalmente distintos, observe a relação Preço/ VPA de INDUSVAL. Paga-se menos pela ação que seu patrimônio (apenas 70% do patrimônio da empresa).Observe ainda a PETR4 e VALE5. A relação está abaixo de 2.

Lembrando que BENJAMIN GRAHAM, espécie de gurú de Warren Buffet, gostava de comprar ações cuja relação Preço/ VPA não superasse 1,5.LPA = Lucro por ação no período considerado, no nosso caso, o 1º semestre de 2009.P/L = Cotação da ação sobre o lucro. Nossa tabela não está anualizada. Nos diz quantos períodos (anos, semestres etc) o lucro da ação precisa para atingir a cotação. No caso da MARI3, seriam necessários 48 semestres (24 anos). Melhor que a LREN3 por exemplo, que precisa de 62 semestres (31 anos) para o lucro pagar o investimento na ação.

BENJAMIN GRAHAM gostava de comprar ações cujo preço atual não superasse 15 vezes os lucro médio anual.Atenção para o pulo do gato: se por acaso o P/VPA for maior que 1,5 o P/L anual deverá, segundo GRAHAM, ser menor que 15, de modo que de maneira geral o produto do Preço/VPA pelo P/L não seja superior a 22,5.

No nosso caso, que estamos trabalhando com dados semestrais, o P/L deveria ser no máximo 30 e o produto citado inferior a 45.

Portanto, embora cara para os padrões de GRAHAM, MARI3 está mais barata que a LREN3. No entanto, em outros setores da economia, há empresas mais baratas segundo esses critérios.

Vide IDVL4 (muito barato) e as próprias Blue Chips VALE e PETR, por exemplo.