quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Ainda estamos no purgatório.

Ainda estamos no purgatório.

Traçarei neste breve relato alguns dos motivos pelos quais ainda estamos longe do inferno e também como a descida do céu apenas iniciou-se.
Como explica o vídeo com o link ao final deste explanarei sobre o tema sub prime e a enchente de dólares que aflige os mercados mundiais.Os tais fundos sub prime , leia sub como se fosse alto risco começaram a inundar o mercado americano em 2002 , logo após a queda da taxa básica praticada pelo FED em decorrência dos imundos atentados do 9/11 que colocaram os EUA em possibilidade de recessão. No período a taxa foi de 6% para quase zero ( tudo aproximado , pois estamos tratando com taxas de empréstimo podre ) , começou aí o financiamento para imóveis , conseqüentemente o mercado voltou ao aquecimento , principalmente o imobiliário que por suas vez através das tais hipotecas ( mortgages) propiciaram uma falsa sensação de fartura aos americanos. No programa “The last Laugh” George Parr , um renomado banqueiro britânico explicará de uma maneira não tão politicamente correta como os “gênios”do mercado quebraram a maior economia do mundo mas estranhamente continuam a prosperar em suas atividades.Com caixa cheio de dinheiro e sem pudor os bancos começaram a emprestar dinheiro para o financiamento de moradias , sem notar que a taxa era pós fixada e maquiando o preço dos imóveis os tomadores de recursos foram se esbaldando e estes mesmos bancos transformaram esses direitos creditórios em fundos sub prime , mas com um porém , imóvel Alfa era avaliado por 1 , Beta por 2 e assim por diante , enquanto na realidade eles valiam 0.2 e 0.4 respectivamente, o americano comprava o imóvel financiado e pasmem , dava o mesmo como garantia hipotecária para financiar outro por n ao quadrado vezes.O dinheiro foi parar na NYSE e demais bolsas dos EUA , formando assim a tal bolha de Wall Street . Inevitável , a economia começou a girar a mil por hora , os juros subiram e a certo ponto não era mais possível pagar tanta hipoteca , aí e somente aí um banco veio avisar que não seria capaz de honrar com os cotistas do fundo , até porque aí o preço dos imóveis estava no chão.
Sem problemas , o Citibank compra o fundo a garante a solvência do mercado , mas outro fundo também quebra , ora , vamos comprando , afinal de contas esse fundo é pequeno para o Citi e tem que honrar com outrem ou o mercado quebra em cadeia.
Assim foi , até a quebra do “TripleA” auditado pela Mc Kinsey, Lehman Brothers “pedir pra sair”.Ele sai e entra o Tesouro , compra tudo , salva todos , o déficit interno vai a Lua e acaba a chance de financiamento , subitamente a maior economia do mundo se vê em recessão.Também ainda estavam sem motivos para preocupações , bastava “estimular a economia”e as tudo voltaria ao normal , mais uma vez ora!!!!!Ou você come o pão que o diabo amassou agora e abraça anos de recessão graças a falsa bonanza que você mesmo criou ou irá comer o pão bem mais amassado depois!!!!
That’s the point!!! Como os EUA sairão da recessão dando estímulos a economia se isto se chama aumentar o déficit?Como aumentarão o PIB agora aumentando os estímulos fiscais e elevando o teto da dívida ou que catzo seja e acham que arrecadarão mais para baixar o déficit? Só na cabeça dos Democratas , sim , na cabeça de Democrata , porque como atesta Olavo de Carvalho , Alan Greenspan já havia alertado para o subprime nos idos de 2005 e Barack Obama nem Hillary Clinton deram ouvidos.
A grana tomou dois rumos : BRICs( também o que quer que catzo seja isso) e ouro , nada de Europa porque tirando a Alemanha todos decidiram surfar na onda da gastança americana.Poderiam perguntar :por quê não a China?Eu responderia: porque estes já tem 1/3 da dívida americana , vivem das exportações dos EUA e outras potencias econômicas com problemas e está calcada no Yuan relativamente fixo.Afinal , quando optaremos por comer o pão???????
Em frente e avante : o quê são BRICs? Se não me falha a memória pra sigla tão espantosamente estúpida seria Brazil , Rússia , India , China ( está por ir ) .Acredito que o dinheiro possa ficar nestes países especulativamente , de jeito nenhum acredito que possa ficar eternamente.Certo dia um banco inventou o tal do risco Brasil , EMBI , que raio seja.Ora mais uma vez!!!Se os títulos brasileiros ( “a cesta de títulos”) tem uma queda nas taxas mas os dos EUA (quem criou esse esse termo esqueceu do resto do mundo) cai mais ainda o “risco Brasil” sobe , genial não?
Risco de BRICs nada mais é que corrupção , educação básica medíocre ( que resultará em mão de obra medíocre) , violência , má distribuição de renda , saúde inexistente , isso tudo recheado de impostos diretos e indiretos escorchantes.
Então perguntariam: acabou , compra ouro e torce? Acredito que sim , existe uma vertente forte na economia mundial que tem interesse que o ouro volte a ser lastro.Se achar que eu estou errado então vende , só vale lembrar que conheço quem ganhou 120% e no dia , apenas naquele dia ficou feliz.
Resumo da ópera , a grana continua aí , os bancos também e os ricos estão mais ricos do que nunca , nesta protoeconomia a grana não acaba , não diminui e não se transforma , ela apenas aumenta sem trocar de mãos!!!!

Por: Fabio Tagliavini Neto

Vídeo mencionado no texto

Um comentário:

Anônimo disse...

oi fabio, precisando de ajuda
quero vender um ap.